quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crítica: Os Estagiários


Ainda não é o filme sobre o Google, que muita gente gostaria de ver (inclusive eu, que achei insuportável Rede Social), mas não deixa de ser uma brevíssima amostra, mesmo com grande liberdade “poética”, do que pode vir a ser.

Quando se trata de filme norte-americano tipo disputa (colegial), a variação é mínima, nos grupos que concorrem a um prêmio (emprego, universidade, time), geralmente formado por personagens da mesma faixa etária. No grupo “a” (o favorito!) um personagem inteligente, porém arrogante (que se sabe como vai terminar) comanda seus “amigos” subservientes. No grupo “z­“ (o azarão!) um personagem esforçado, porém simpático, “lidera” seus companheiros igualmente excluídos. As equipes entre “a” e “z” nunca têm importância, pois a disputa é entre a “melhor” (que sempre se dá mal) e a “pior” (que sempre se dá bem). Às vezes o final surpreende, contrariando o clichê, como em Universidade Monstros. Mas, no geral, a regra do jogo é a mesma: disse me disse, puxada de tapete, bullying, trapaça..., até o final (evidentemente) feliz. Mensagens edificantes sobre aprendizado, amizade, confiança, superação etc, não faltam na premiação dos ex-fracassados!

Os Estagiários (The Internship, EUA, 2013), dirigido por Shawn Levy, é uma comédia mediana que não foge a nenhum clichê do “gênero” competição. Muda-se apenas algumas características físicas e psicológicas dos competidores e a locação. A história juvenil gira em torno dos quarentões desempregados Billy McMahon (Vince Vaughn) e Nick Campbell (Owen Wilson) que, tendo nada a perder, se inscrevem, como estagiários, em um concorrido programa de habilidades que oferece vagas no Google. Os dois “analfabetos digitais” que, a exemplo de Alexandra Owens (Jennifer Beals), de Flashdance, citada por Billy, não desistem de seus sonhos, vão ralar um bocado, para serem aceitos e competir “de igual” com os jovens geeks.


Liberdades “corporativas” à parte, Os Estagiários, escrito por Vince Vaughn e Jared Stern, vale mais pela viagem turística ao sistema Google, do que pela sua trama simplória. Nem mesmo o humor rende o esperado. Se muito, fica ali no engraçadinho e bobices nerdianas para adolescente “Y”. Tampouco a ingenuidade da dupla protagonista convence (não saber sobre X-Men?). Até a dissecação dos neologismos do Google (Nooglers, Googliness) é mais engraçada que a maioria das falas e ou tiradas (sobre idade, gosto musical e cinematográfico).

A narrativa tenta um diferencial (mesmo que rápido) no confronto de gerações (e aptidões), mas a previsibilidade fala mais alto e nem personagens psicologicamente “curiosos”, como Yo Yo (Tobit Raphael), um jovem sob pressão maternal, e ou Stewart Twombly (Dylan O'Brien), o geek obsessivo, escapam da simplificação. É tudo muito certinho..., e o que está fora de ordem acaba se ajustando antes do clichê final. Em alguns momentos a trama me pareceu próxima a Os Picaretas, só que, infelizmente, sem a ousadia e genialidade Frank Oz (direção) e Steve Martin (roteiro).


Os Estagiários tem boa produção, bom elenco (formado por jovens atores), argumento razoável..., mas não surpreende..., não arrebata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...