quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Webdocumentário: A Cidade Inventada


Esta matéria foi publicada originalmente no Almanakito, da jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano. As fotos me foram enviadas pela Produtora Tempo Porto Alegre.

A Cidade Inventada

A Tempo Porto Alegre lança no próximo dia 15 de Dezembro de 2014, o webdocumentário  A Cidade Inventada, onde aborda a singularidade de uma microcidade, conhecida como Colônia Itapuã. O projeto transmídia é um desdobramento do filme A Cidade, premiado em festivais no Brasil e exterior e exibido em salas de cinema.

Com hábitos bem característicos, a localidade já abrigou 1.454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, mas atualmente conta com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Lá ninguém gosta de lembrar o que o lugar foi no passado, mesmo que para muitos a lembrança inscreva-se no próprio corpo.

O webdocumentário, com direção de Liliana Sulzbach, será disponibilizado no site www.acidadeinventada.com.br. A ideia é propor uma nova experiência narrativa, cuja navegação permite um passeio pelo lugar, apresentando um outro jeito de vivenciar a história e seus personagens. NOTA: Para melhor visualização do site, recomenda-se o navegador Google Chrome.


Com acesso gratuito e universal, o usuário poderá optar em assistir ao filme na íntegra ou inserido no contexto do passeio virtual, ter acesso a um raro filme de arquivo realizado na época da inauguração do local, com opções diferenciadas de áudio, material audiovisual extra, documentos, estudos, fotos e depoimentos, não só aprofundando o conteúdo do filme, mas também servindo como um portal de pesquisa e utilidade pública.

O site é uma ferramenta interativa, em constante alimentação, onde o material encaminhado por usuários também poderá ser publicado. Além do webdocumentário, o filme tem lançamento em DVD, reunindo o filme e parte do material do site.

Assim, o projeto consolida-se como uma ferramenta pioneira desenvolvida a partir de um documentário.  Resgata e organiza um vasto material e o disponibiliza ao público em diferentes formas de acesso, mas longe de esgotar suas inúmeras possibilidades.


A Cidade Inventada tem financiamento do FUMPROARTE e é uma realização da Produtora Tempo Porto Alegre em associação com Kiko Ferraz Studios, Combo e Tat Studio. Com direção de Liliana Sulzbach, coordenação de Thais Fernandes, webdesign de Tatiana Sperhacke, desenvolvimento de website de Morris Ruschel e supervisão de som de Kiko Ferraz e Christian Vaisz.

*
Trailer do Filme A Cidade Inventada: https://vimeo.com/38435007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...