domingo, 25 de janeiro de 2015

Crítica: Minúsculos - O Filme


Conheci a bela série Minúsculos, da Futurikon, em 2007, e fiquei encantado com o roteiro, o humor, a técnica fundindo animação a cenário real, os adoráveis personagens: joaninhas, aranhas, moscas, lagartas, formigas, caramujos... Assisti diversas vezes a todos os episódios e rindo sempre dessas pérolas criadas por Hélène Giraud e Thomas Szabo. Em 2013 a série virou um longa em 3D e, com certo atraso, está estreando no Brasil, para felicidade e deleite de quem já conhece o fantástico mundo desses pequeninos e para fazer, com certeza, novos admiradores entre crianças e adultos.


Minúsculos - O Filme (Minuscule – La Vallée des Fourmis Perdues, França/Bélgica),  narra a saga de uma joaninha que, num desafio de voo, com uma turma de moscas rebeldes, acidenta-se e é acolhida por um grupo de formigas pretas, empenhadas em levar para o formigueiro uma caixa de torrões de açúcar e também em se defender do ataque de um pequeno, mas feroz, destacamento de formigas-de-fogo.


A jornada até o formigueiro das nossas heroínas, passando por floresta, rios e montanhas é fascinante, graças ao roteiro inteligente e a direção cuidadosa de Giraud e Szabo, que surpreendem, emocionam e divertem a cada sequência repleta de ação, aventura e fantasia. Assim como na série, os expressivos insetos de Minúsculos - O Filme, não falam, apenas emitem sons particulares (dispensando legendas) que qualquer espectador, infantil ou adulto, vai entender. A técnica (como foi feito isso?) que já deixava embasbacado o espectador diante da tv, está muito mais admirável na telona.


Minúsculos reprisa duas sequências clássicas da série, o desafio de voo entre joaninhas e moscas e o desapontamento da aranha amarela em sua bela teia entre galhos, e cria uma cena antológica com a aranha preta doméstica (meu personagem favorito na tv), em uma casinha de boneca encalhada no esgoto. O final da história? Bem, é surreal!


Minúsculos foi premiado em 2014 no Mill Valley Film Festival (San Francisco) - Gold Award du Film pour Enfants, e no Chicago International Children's Film Festival - Prix d'Honneur du Film d'Animation. Foi indicado ao Cristal Best Feature Award at the Annecy International Animated Film Festival; ao European Film Award for Best Animated Feature Film; ao 2013 Tallinn Black Nights Film Festival Award for Best Children’s Film. Concorreu a uma vaga, mas infelizmente, ficou de fora do 87 th Oscar Awards (2015).


Vá com toda a família, confira e se apaixone. Ah, e se, antes ou depois, quiser conferir alguns episódios da série, 68 deles estão disponíveis no Portal Minúsculos, da Band.

RECOMENDO uma visita ao excelente portal do filme Minuscules para desfrutar do making-of (fotos e vídeos em francês e ou inglês) e do bonito pressbook ilustrado (PDF em francês); fazer download de calendário perpétuo, papel de parede e marcador de páginas..., e saber um pouco mais sobre os personagens etc etc etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...