quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Crítica: 9 - A Salvação


por Joba Tridente

9 - A Salvação (9, EUA/2009), animação dirigida por Shane Acker, é a versão em longa-metragem do seu curta homônimo, de 2004, indicado ao Oscar e ganhador de Medalha de Ouro na categoria Student Awards. O filme, produzido por Tim Burton, trata de um tema exaustivamente explorado pelo cinema nas mais diversas produções: o domínio do homem e do mundo pelas máquinas. A história não é muito original, porém, nesta melancólica fantasia, o que vale não é a história em si, com a sua (eterna) visão pessimista do futuro, mas como ela é contada.

9 - A Salvação narra a saga de nove pequenas e encantadoras criaturas feitas de sucatas e sobras de tecidos diversos, que precisam lutar pela sobrevivência num lugar em ruínas, dominado por um monstrengo feito de engrenagens e ossos. São elas: Nº 1 (Christopher Plummer), um veterano acovardado que se considera líder do grupo e mantém o seu poder opressor com a força bruta do musculoso sem cérebro Nº 8 (Fred Tatasciore); Nº 2 (Martin Landau), o inventor e especialista em reposição de peças; Nºs 3 e 4, os gêmeos que não falam mas que são especialistas em comunicação; Nº 5 (John C. Reilly), o engenheiro inseguro; Nº 6 (Crispin Glover), o artista que pinta exaustivamente sempre os mesmos símbolos; a Nº 7 (Jennifer Connely), a brava guerreira; Nº 9 (Elijah Wood), o último de uma série de nove criaturas, com habilidades diferentes, e o único capaz de conduzir os companheiros na luta final contra as máquinas.

Shane Acker imaginou 9 - A Salvação uma animação em stop-motion, mas, com o custo proibitivo, a opção foi a alta tecnologia que dá cara de stop-motion ao seu deslumbrante e realista desenho. O começo do filme lembra o de Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands-EUA/1990), dirigido por Tim Burton, onde um cientista morre antes de terminar a sua grande obra. Se em Edward Mãos de Tesoura o personagem é criado sem as mãos, em 9 - A Salvação, a nona criatura é criada sem a voz. Nas duas fábulas há algo de trágico, mas por linhas diferentes. Com muitas referências a filmes e a literatura de ficção científica e também a esotérica, 9 - A Salvação é um filme de ação carregado de simbolismo e de forte impacto visual. Centrado num mundo onde os homens perderam suas almas e as máquinas as suas funções, a animação trata de questões pertinentes como: o indivíduo e o coletivo, o poder e a opressão, a vida e a morte, o medo e a perda de si e do outro. É uma obra interessante, porém é mais facilmente digerível por adolescentes e adultos do que por crianças. Mas, nunca se sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...