sábado, 19 de fevereiro de 2011

Crítica: O Besouro Verde


por Joba Tridente

O Besouro Verde (The Green Hornet, EUA, 2010), dirigido por Michel Gondry, é mais uma investida hollywoodiana no mundo dos super-heróis. A bola da vez não é um personagem de Histórias em Quadrinhos, mas de uma radionovela americana que reinou absoluta entre 1936 e 1952. Com a popularização da TV virou série, mas, apesar de lançar um mito: Bruce Lee (Kato), não obteve o mesmo sucesso do Rádio e, por conta da baixa audiência, na concorrência com o pop Batman, durou apenas uma temporada (1966 - 1967). Criado por George W. Trendle (1884 - 1972), o Besouro Verde serviu como referência para muitos personagens de Quadrinhos que, assim como no cinema, os seus autores “criaram” mudando uma coisinha aqui e outra acolá. Ou seja, diferentes mas iguais, com informações privilegiadas nos jornais ou tribunais onde trabalham etc.

A versão que chega aos cinemas é uma comédia de ação com os mesmos clichês do gênero (sem o humor), já que a violência exposta não é de brincadeirinha. O Besouro Verde, de Gondry, apenas atualiza os personagens originais ao narrar as aventuras e desventuras “heroicas” de Britt Reid (Seth Rogen), um playboy ridículo que vê a sua vida virar de ponta-cabeça quando seu pai, James Reid (Tom Wilkinson), morre e ele herda o jornal Sentinela Diário. Enquanto põe o Tico e o Teco para funcionar conhece Kato (Jay Chou), um ex-funcionário do seu pai, de rara inteligência e mestre das artes marciais e mecânicas, e após um vingativo ato de delinquência propõe a ele uma parceria para combater os criminosos de Los Angeles. Como nenhum dos dois tem experiência no assunto, eles vão precisar da colaboração da jornalista especialista em criminologia Lenore Case (Cameron Diaz) e muita tecnologia para escapar das armadilhas do descerebrado vilão fashion Chudnofsky (Christoph Waltz).


O Besouro Verde é uma espécie de versão pastelão do violentíssimo Kick-Ass - Quebrando Tudo (2010), de Matthew Vaughn. Na verdade poderia ser o contrário, já que esta produção vem (en)rolando há uns bons 10 anos. Assim, temos o mesmo tipo de vilão dominando o quartel das drogas; os heróis de ocasião utilizando a internet em busca de vídeos, seguidores ou de emprego; a preocupação (de vilão e heróis) com a escolha do figurino e de um nome; a violência clichê explode quarteirão, carro, gente etc. O diferencial está apenas no humor, com algumas tiradas nonsense e outras realmente engraçadas, como as críticas às roupas ao cínico Chudnofsky.

É um filme com muita ação (exagerada) e alguns bons efeitos especiais (apesar da enganação 3D), para agradar principalmente o público (masculino) adolescente ou aquele que não se cansa de ver sempre a mesma coisa. O roteiro é meio confuso, mas a aventura poderia ser bem pior, se tivesse vingado a ideia machista de Kevin Smith em transformar o Kato em Kata, possivelmente para botar umas pitadas românticas e cenas de sexo entre os parceiros. Acho que, então, do Besouro Verde original só iria sobrar o nome. O que, infelizmente, é normal nas adaptações cinematográficas e ou revitalização das HQs. Bem, se vale destacar a boa atuação de Christoph Waltz e a agilidade do astro tailandês Jay Chou, que roubam a cena, vale esquecer o decepcionante “humor alternativo” de Seth Rogen (também roteirista e produtor executivo do filme), que não vai além de caras e bocas. O seu Besouro Verde, super-hiper-alter ego de Reid, é um personagem que está na fita para ser engraçado, já que faz absolutamente nada na trama, mas não passa de um mané. Nota-se, aí, que a comédia de Rogen é bem outra. Quanto a Cameron Diaz, ela matraqueia em uma cena aqui e outra acolá, e só!

NOTA: Pra saber mais sobre a origem do Besouro Verde, sugiro a matéria publicada, em 2004, no Sobrecarga e ou outra publicada posteriormente no InfanTV. Para saber sobre (a já esperada) a descaracterização dele, nas HQs, sugiro matéria veiculada no Vilablog, sobre Kevin Smith, e no Ambrosia, sobre a Editora Dynamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...