quarta-feira, 28 de maio de 2014

Crítica: No Limite do Amanhã


Sempre que penso no efeito “dia da marmota”, lembro de um divertido episódio (Mystery Spot ) da série Sobrenatural (que vi apenas uma meia dúzia de capítulos) em que os irmãos  Sam e Dean (re)vivem o vicioso dia. No cinema recente lembro de Contra o Tempo (2011), de Duncan Jones.

Em No Limite do Amanhã, o incansável Tom Cruise é o tenente-coronel Bill Cage, um acovardado militar de mídia, um relações públicas que suborna qualquer um para não pegar em armas (tem horror a sangue) e ou se safar da rotina pesada dos quarteis. Presunçoso, com a arrogância típica do norte-americano, em uma viagem de negócios à Londres, acaba trocando os pés pelas mãos, diante do General Brigham (Brendan Gleeson) e, para o seu desespero, vai parar no QG europeu que prepara soldados para a batalha (praticamente perdida) contra aliens assustadoramente vorazes. Em seu primeiro dia de guerra ele morre e acorda exatamente na hora em que começa o seu pior pesadelo e torna a morrer e a acordar no mesmo instante anterior e a morrer e a aprender sobre a praga inimiga e sobre si mesmo e a morrer e a acordar..., até se sentir capaz de empreender, ao lado da exterminadora de aliens Rita Vratasky (Emily Blunt), o Angel of Verdun, uma alucinante caçada ao Ômega, alien comandante da invasão terrestre.

No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014), dirigido por Doug Liman, é um sci-fi com muita ação, nenhum drama, e uma pitada de romance, no mínimo interessante. Os roteiristas Christopher McQuarrie, Jez Butterworth, John-Henry Butterworth apresentam uma versão frenética, muito próxima aos games, da novela All You Need Is Kill, de Hiroshi Sakurazaka. A história é simples (mas não simplória!), sem muitas lucubrações, com diálogos curtos e com uma pérola, ainda que em cena meio fora de ordem (?), sobre a “razão” da invasão alien, que não me lembro de ter ouvido em nenhum outro filme do gênero.


Por vezes o espectador fica tão perdido quanto Cage no meio do tiroteio e do ataque dos abomináveis Mimic, aliens tentaculares que têm a capacidade de prever as ações e reações humanas.  Mas ele sabe (ou deveria) que faz parte do jogo, digo, da trama e que logo mais (ou menos) acaba fazendo sentido ou se ajustando. Eu gosto quando a arte (cinema, teatro, música, artes plásticas) desconecta a gente no meio do caminho da leitura, pra religar apenas lá no epílogo. É raro, mas acontece. E quando é totalmente sem compromisso, como aqui, melhor ainda.

Deixando de lado a prepotência dos estadunidenses se acharem (sempre!) os “únicos mocinhos” preparados (militarmente, é claro!) para salvar o planeta e o batido déjà vu, No Limite do Amanhã é um filme bacana, um thriller que faz valer o preço do ingresso 3D. A narrativa, como disse, se repete, mas nunca da mesma forma. A ação (morrer, acordar, salvar) sempre é vista por um ângulo diferente.  As sequências de guerra, principalmente a primeira, impressionam pelo realismo e frieza. Não há violência gratuita e ou exibicionista. Os efeitos especiais são muito bons e o desenho do exoesqueleto (ao estilo Elysium) impressiona. 

Para a crítica norte-americana o filme tem muito humor. Eu, sinceramente, ri de nada. Mas gostei mesmo assim. E até me dei por satisfeito com a solução encontrada para a horrorosa pirâmide de vidro do Louvre no meio do caminho. Ah, também não me incomodei com algumas referência à outras produções. E quanto ao final pra lá de esquisito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...