terça-feira, 7 de abril de 2015

Ballet Bolshoi: O Lago dos Cisnes

Nos dias 11 e 12 de Abril de 2015, às 15h30, a rede UCI exibe o famoso espetáculo O Lago dos Cisnes, de Pyotr Tchaikovsky, com Ballet Bolshoi. Gravado ao vivo em Moscou, a apresentação de 2h40 minutos, em alta definição, faz parte da temporada 2014-2015 da companhia russa. Em Curitiba, as sessões de O Lago dos Cisnes serão nas salas do UCI Estação e UCI Palladium.



O Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes, com a coreografia de Yuri Grigorovich dando forma à monumental música de Tchaikovsky, conta a romântica e trágica história de amor entre o jovem Príncipe Siegfried e a Princesa Odette, transformada em um cisne pelo ambicioso feiticeiro Von Rothbart.

Conforme o resumo do libreto em postagem na Wikipédia: O Príncipe Siegfried comemora seu aniversário com seu tutor e amigos quando a festa é interrompida pela rainha-mãe. Preocupada com o estilo de vida despreocupado do filho, diz a ele que deve escolher uma noiva no baile real na noite seguinte. Siegfried se chateia, ele só aceita se casar por amor. A noite cai e seu amigo Benno, vendo um bando de cisnes voando e sugere uma caçada. Siegfried e seus amigos tomam suas bestas e partem em busca dos cisnes.


Siegfried se separa de seus amigos e chega a uma clareira, à beira de um lago, e vê um bando de cisnes pousar nas proximidades. Ele aponta sua besta mas congela, quando um dos cisnes se transforma em uma linda donzela, Odette, que fica com medo de Siegfried. Ele promete não machucá-la e ela lhe conta seu drama. Diz ser a Rainha Cisne Odette e que, ela e suas companheiras, são vítimas de um terrível feiticeiro Von Rothbart. Durante dia elas são transformadas em cisnes e somente à noite, ao lado do lago encantado (criado a partir das lágrimas da mãe de Odette), elas retornam à forma humana. O feitiço será quebrado se alguém que nunca tenha amado antes jurar amar Odette para sempre. 

Von Rothbart aparece de repente e Siegfried ameaça matá-lo. Odette intercede. Se Von Rothbart morrer antes do feitiço ser quebrado, ele nunca mais poderá ser desfeito. Von Rothbart desaparece e Siegfried quebra a besta, ganhando a confiança de Odette. Os dois se apaixonam. Ao amanhecer a força do feitiço maligno transforma Odette e suas companheiras novamente em cisnes.


À noite os convidados chegam ao palácio para o baile à fantasia. Seis princesas são apresentadas ao príncipe, na esperança dele escolher uma noiva. Von Rothbart chega disfarçado com sua filha feiticeira, Odile, transformada em Odette. As princesas tentam atrair o príncipe com suas danças, mas Siegfried, acreditando que Odile é Odette, só tem olhos para ela. Odette lhe aparece, como uma visão, e tenta avisá-lo que está sendo enganado. Siegfried permanece alheio e proclama aos presentes que pretende se casar com OdileVon Rothbart, então, mostra a Siegfried uma visão mágica de Odette e ele percebe seu erro. Desesperado, Siegfried corre para o lago.

Odette está perturbada com a traição de Siegfried, que chega ao lago e lhe faz uma declaração de amor. Ela o perdoa e pede para ele reafirmar seu amor. Von Rothbart aparece e insiste que Siegfried cumpra sua promessa de casar com Odile, ou fará com que Odette sofra com a maldição até o fim da vida. Siegfried decide morrer ao lado de Odette e eles pulam para dentro do lago. Isso quebra o feitiço de Von Rothbart sobre as donzelas-cisnes e causa a sua morte. Em uma apoteose, as donzelas observam Siegfried e Odette subirem aos céus juntos, para sempre unidos pelo amor.

Alguns finais alternativos para esta fantasia trágico-romântica podem ser lida na Wikipédia.

Um comentário:

  1. ..., de todas as apresentações do Ballet Bolshoi no cinema, esta foi a que mais me agradou. ..., pelo menos me pareceu que a maioria das coreografias era mais original. ..., assim me pareceu. ..., em todos os outros espetáculos, com coreografia do mesmo Grigorovich, só mudava a música e o figurino. ..., em suas obras assiste-se há mais de duas horas de dança e, se muito, vê uma coreografia diferenciada, o resto é tudo meio igual, sem cor, sem brilho. ..., a pior de todas foi O Quebra Nozes. ..., deprimente colocar um grupo de garotas fantasiadas de garotos, mas agindo e saltitando como se fossem meninas. ..., o Lago dos Cisnes, é o mesmo estilo frio, mas tinham bem mais calor que as outras apresentações (La Bayadère; A Lenda do Amor; O Quebra Nozes)...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...